Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DIÁRIO 89

Criando memórias desde 1989

08
Jun17

Roma I

Conhecer a Dolce Vita faz parte dos meus sonhos há algum tempo. Sempre tive um certo fascínio por Itália e adorava saber falar italiano, para não falar da pasta uma das comidas que mais gosto! O meu sonho era poder percorrer este país de mochila ás costas, com tempo de apreciar cada canto e recanto. Porém, nem sempre é fácil conciliar a nossa vida com os nossos sonhos, pelo que escolhemos a primeira cidade italiana a descobrir: Roma. 
Confesso que sempre que imaginava conhecer Itália, nunca era Roma que surgia em primeiro, mas sim Florença, Veneza ou até Nápoles. Depois de alguma pesquisa a curiosidade começou a aumentar, e a ansiedade para que o dia da viagem chegasse foi cada vez maior. Chegou então a penúltima quinta-feira do mês de Março, e voamos rumo a terras romanas!

Aterramos em solo romano de manhã cedo, e apesar de cansados por termos dormido muito pouco estávamos ansiosos por descobrir uma das cidades mais importantes da história da humanidade.
Após sair do avião dirigimos-nos para o autocarro que nos levaria ao centro de Roma, mais precisamente à estação de comboios Termini. Durante esta curta viagem fomos observando a cidade e um dos pormenores que nos saltou logo à vista foi a falta de limpeza nas ruas, bem como a presença de vários sem-abrigo. Sabemos perfeitamente que estes dois problemas estão quase sempre presentes nas grandes metrópoles, porém também sabemos que já visitamos capitais bastante mais limpas... De qualquer modo, nada nos desmotivou de descobrir a cidade que rapidamente se tornou uma das nossas favoritas!
Assim que chegamos a Termini e saímos do autocarro, os nossos pés tornaram-se no nosso melhor aliado durante os três dias, visto que foram eles que nos levaram a conhecer os lugares mais emblemáticos de Roma. O primeiro objectivo da viagem era visitar o deslumbrante Colosseo.
Conhecido também por Amphitheatrum Flavium, o coliseu foi usado para combates de gladiadores e espectáculos públicos, para posteriormente albergar habitações, oficinas, a sede de uma ordem religiosa, uma fortaleza, uma pedreira e um santuário cristão. Em 2007 foi considerado umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Difícil é não estar de acordo em considerar o Colosseo uma maravilha, pois ficamos deslumbrados assim que o vimos à nossa frente! Com o bilhete adquiro online (o que aconselho vivamente, pois evitam as filas de espera nas bilheteiras), lá entramos nós dentro do imponente Colosseo, recuando ao passado numa fracção de segundos...

20460227_ms7L5.jpeg

DSC08608.JPG

DSC08534.JPG

DSC08528.JPG

20460258_07slb.jpeg

Saindo do Colosseo, fomos conhecer o Foro Romanum e o Palatino. O Fórum Romano trata-se de uma praça rectangular que era o centro da vida pública romana, onde durante séculos aconteceram cerimónias triunfais, eleições, discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores, e era o centro de assuntos comerciais. Localizado entre o monte Palatino e o monte Capitolino, este local era o coração da Roma antiga, o ponto de encontro mais conhecido do mundo em toda a história. Hoje em dia são as ruínas, as estátuas e monumentos que imperam neste local. Foi numa caminhada bastante agradável que descobrimos o fórum, um local imperdível.

20460309_1DNlW.jpeg

20462593_z8vo2.jpeg

20170323_140619.jpg

DSC08691.JPG

DSC08684.JPG

DSC08657.JPG

DSC08635.JPG

DSC08623.JPG

20462616_pdZhd.jpeg

Depois desta visita que adoramos, tiramos uma pequena pausa para almoçar para depois prosseguir para a Fontana di Trevi. Por entre tantas ruelas, encontramos a magnífica fonte que se revelou o monumento que mais nos impressionou e surpreendeu em Roma. Não pensávamos que esta fonte fosse tão imponente e ao mesmo tempo tão bela! Sendo a maior construção de fontes barrocas de Itália, a Fontana di Trevi acumula multidões ao seu redor. Existem várias lendas em torno desta fonte, uma delas é atirar uma moeda de costas para a fonte o que garantirá que um dia voltaremos a Roma. Nós acabamos por atirar duas moedas cada um, sendo uma para o amor e outra para regressar à cidade eterna! E agora perguntam-se se a fonte estará cheia de moedinhas dos turistas? Cada dia as moedas são recolhidas para posteriormente serem doadas à caridade!

20463141_8HylI.jpeg

20463158_581MR.jpeg

DSC08742.JPG

DSC08737.JPG

Depois de apreciar a bela da Fontana di Trevi e de pedirmos os nossos desejos, continuamos a caminhar pelas ruas encantadoras de Roma as quais acabam sempre em praças espectaculares, como é o caso da Piazza di Spagna. Famosa pela sua escadaria que nos leva até à igreja Trinità dei Monti, esta praça é uma das mais famosas de Roma, pelo que é inevitável não vermos imensos turistas por aqui a descansar um pouco, algo que também nós fizemos. Esta escadaria também é conhecida pelos desfiles de moda, os quais acredito serem um grande desafio para as modelos não caírem naqueles degraus escorregadios!

20463188_7jDEg.jpeg

DSC08763.JPG

DSC08775.JPG

20463195_WomK9.jpeg

Além desta praça, existem muitas outras e sinceramente não consigo eleger a mais bonita, todas elas são magníficas! Passear entre as ruelas de Roma que dão em praças como a Piazza della Repubblica, Piazza del Popolo, Piazza Navona e tantas outras, torna impossível não ficarmos apaixonados por Roma!

20475330_AUrCy.jpeg

20475333_mE8Ui.jpeg

DSC08904.JPG

DSC08913.JPG

DSC08906.JPG

20475335_piDLJ.jpeg

 Em breve contarei o resto da minha passagem pela cidade eterna!

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

diariooitentaenove@gmail.com